Estresse financeiro na faculdade de medicina
A faculdade de medicina exige dos estudantes muito estudo e dedicação. Por ser um curso em período integral, fica complicado gerar uma renda complementar. Junte-se a isso as altas mensalidades e o resultado é uma alta prevalência de estresse financeiro.
As dificuldades financeiras geralmente envolvem questões complexas e, por isso, raramente são resolvidas de forma rápida, o que pode causar estresse crônico. Para se ter uma ideia da dimensão da questão, uma pesquisa realizada no ano de 2019 pela International Stress Managment Association (organização internacional de pesquisa, prevenção e tratamento de estresse), no Brasil, mostrou que 78% dos entrevistados tinha como principal causa de ansiedade e preocupação as questões financeiras.
O estresse crônico afeta a saúde física e o equilíbrio mental, o que pode produzir efeitos catastróficos na atenção, cognição e no planejamento adequado, interferindo nos estudos.
A fisiologia do estresse
O corpo humano, sob estresse e tensão, produz um hormônio chamado cortisol. O cortisol é importante para gerar uma resposta rápida de luta ou fuga diante de uma situação de ameaça. Mas quando esse hormônio se mantém elevado por longos períodos afeta o sistema nervoso de forma significativa.
Estudos realizados em humanos e em animais sugerem que o estresse gera a morte de neurônios e a diminuição do volume do hipocampo, que é a sede da memória. Além disso, o córtex pré-frontal, que é a estrutura responsável pelas mais altas habilidades cognitivas sofre remodelação quando exposto a longos períodos de estresse.
Como superar o estresse e o financeiro
Organize a casa
Tanto para os estudos, quanto para as questões financeiras, se organizar por meio de planilhas é importante para conseguir ter uma melhor visualização dos problemas e, dessa forma, conseguir pensar em soluções com mais clareza.
Organize a mente
Buscar aquietar a mente através de práticas de meditação, realizar atividades físicas (uma simples caminhada de 30 minutos por dia pelo seu bairro pode ser um bom começo), se permitir descansar e realizar a higiene do sono são estratégias valiosas para quem está convivendo com muito estresse. Essas atividades aumentam o poder de concentração e de raciocínio, pois impactam diretamente no sono, o que ajuda a aumentar o foco e a consolidar memórias.
Importante ressaltar a psicoterapia também. Normalmente, as faculdades que possuem curso de psicologia oferecem atendimento de forma gratuita. Isso pode auxiliar na clareza das ideias.
Mais dicas sobre saúde mental na faculdade de medicina.
Outras alternativas
Reinventar-se e descobrir dons para empreender também pode ser uma alternativa interessante e até mesmo prazerosa para gerar uma renda extra. Além disso, há empresas dispostas a apoiar os estudantes com financiamentos e empréstimos, enquanto trabalhar não se configura como uma saída plausível. Saiba mais.
Viva a realização do seu sonho intensamente!
Por fim, vale lembrar que a sua caminhada do vestibular até onde se encontra agora é a realização de um sonho, que você lutou muito para conquistar. Portanto tenha resiliência diante das dificuldades e saiba desfrutar cada momento desse sonho. Cuide da sua saúde física e mental e foque nos estudos para ser o(a) grande médico(a) que sempre sonhou!