8 dicas antes de pegar um financiamento estudantil
Confira alternativas que podem te ajudar a se planejar e, até mesmo, evitar um financiamento.
1. Descontos na faculdade
Muitas escolas oferecem descontos para antecipação das mensalidades, pagamentos em dia ou de acordo com o desempenho acadêmico.
2. Prouni
Por meio do ProUni, o governo oferece bolsas de estudo, com descontos de 50% a 100% da mensalidade. Para isso, é preciso preencher alguns requisitos que variam de ano a ano.
3. Reduzir gastos despercebidos
A maioria das pessoas não sabe dizer como gasta seu dinheiro. Isso produz a falsa impressão de que é impossível reduzir as despesas.
4. Renegociar outras dívidas
Caso haja outras dívidas, é importante tentar renegociá-las. Pendências no cartão de crédito ou no cheque especial devem ser resolvidas.
5. Bolsa estudantil da faculdade
Muitas faculdades oferecem bolsas de estudos para monitorias e iniciação científica, que ainda têm um ótimo impacto no currículo.
6. Vender bens
É interessante listar todos os bens disponíveis e seu respectivo valor, para julgar qual pode ser vendido sem comprometer as necessidades domésticas.
7. FGTS
Certas condições permitem saques do fundo de garantia. É interessante averiguar se algum familiar tem essa possibilidade.
8. Pensar fora da caixa
Além disso tudo, pense em maneiras de potencializar ganhos em negócios já existentes ou em novos negócios. Todo mundo pode ser empreendedor!