Faculdade de medicina quanto custa a mensalidade?

São jogadores de jovens brasileiros que sonham se tornarem médicos, mas o vestibular e o valor das mensalidades faz com que muitos desistam do sonho. Mas afinal, quanto custa uma faculdade de medicina?

Valor da mensalidade

O valor das mensalidades varia bastante, a menor em torno de R $ 3,900 e o maior, R $ 12,850. A média das mensalidades é por volta de R $ 8 mil.

Frequentemente são oferecidas condições especiais para antecipação do semestre ou para o pagamento das mensalidades no início do mês.

Outras faculdades também oferecem vantagens de acordo com o período que o aluno está cursando. Importante lembrar que os valores geralmente são reajustes anualmente.

A mensalidade mais alta

De acordo com nossa pesquisa, a mensalidade mais alta do Brasil é da Faculdade São Leopoldo Mandic, localizada em Campinas ou Araras – SP, R $ 12.850,00. Em segundo lugar, vem o Centro Universitário de Várzea Grande – MT, R $ 12.581,25.

O total do curso passa de R $ 860.000,00 se somarmos os 12 semestres da graduação!

A mensalidade mais baixa

A menor mensalidade é a do Centro Universitário UNIRG, de Gurupi no Tocantins, R $ 3.928,28. Em segundo lugar, vem a Universidade de Rio Verde – UniRV, em Goiás, R $ 4.984,51

Estados com as mensalidades mais baixas

Os 3 Estados com a média de mensalidade mais baixa são:

Goiás – R $ 6.352

Santa Catarina – R $ 6.578

Pernambuco – R $ 6,733

Estados com as mensalidades mais altas

Os 3 Estados com a média de mensalidade mais altas são:

Acre – R $ 10.870

Mato Grosso – R $ 10.120

Mato Grosso do Sul – R $ 9.128

Nem sempre a mais cara é a melhor

Ao contrário do que se pode imaginar, um valor mais alto não significa necessariamente melhor ensino. Existem faculdades de medicina particulares bastante tradicionais e respeitadas, com valores determinados ou até abaixo da média nacional.

Então, para você que está pensando em fazer medicina, lembre-se que podem existir outros gastos além das mensalidades, como moradia, alimentação, transporte e materiais. Por isso, é muito importante um planejamento do orçamento familiar para não passar aperto durante os 6 anos de graduação.

Conheça nossas opções de financiamento !

FONTE: Escolas Médicas

Faça parte da Alume

Cadastre-se