Logo Alume

Os 3 erros financeiros do médico recém-formado

Médico acenando o número 3 com a mão

Resumo:

Não caia nesses 3 erros:

  • Aumentar demais os seus gastos quando começa a trabalhar.
  • Investir mal o dinheiro.
  • Pensar que o futuro está garantido.

Aprender a lidar com seu dinheiro é fundamental para seu sucesso.

Quem não tem um amigo ou conhecido que gastou horrores logo que começou a trabalhar e acabou se enrolando com os boletos e virando escravo dos plantões? Cometer erros no início da carreira é algo comum. Neste post, além de te alertar sobre os erros, vamos dar dicas de como evitá-los.

PRIMEIRO ERRO – AUMENTAR DEMAIS OS SEUS GASTOS QUANDO COMEÇA A TRABALHAR

Muita gente, ao começar a dar plantões e ganhar dinheiro, acaba gastando mais do que deve e se comprometendo com altas parcelas mensais ao comprar bens usando empréstimos. 

O novo médico que começa a levar uma vida de alto padrão e luxo, se torna completamente escravo dela. O problema é que apesar de ganhar bem, você vai estar lotado de boletos e de empréstimos para pagar. Se não der vários plantões por mês, entra no vermelho.

#Dica: Tome cuidado com despesas recorrentes. Aumente seus gastos gradualmente e não se comprometa com financiamentos de bens logo no início da carreira. Sempre reserve uma parte do dinheiro para investimentos e se organize para alcançar sonhos na hora certa.

SEGUNDO ERRO – INVESTIR MAL O DINHEIRO

A vida de médico é super corrida e é difícil sobrar tempo para estudar finanças e se informar sobre o mercado financeiro. Por isso, muitos médicos acabam fazendo péssimas escolhas de investimento. Os erros mais comuns são:

  • Deixar as reservas aos cuidados de um gerente de banco;
  • Deixar a reserva toda na poupança; 
  • Comprar um carro zero KM achando que é um investimento;
  • Más aquisições de imóveis;

O desempenho da caderneta de poupança e dos produtos oferecidos pelos grandes bancos é, em geral, inferior aos de uma carteira de investimentos diversificada e bem planejada. 

Automóveis novos perdem em média 20% do seu valor ao sair da concessionária. É como se você estivesse, literalmente, rasgando 20% do dinheiro em segundos. Nada contra comprar um carro novo. Porém, é preciso que fique claro que esse não é um bom investimento e, sim, um gasto. Sem falar nas despesas com manutenção, seguros e impostos.

Sobre imóveis, é comum acreditar que “sempre valoriza”. Há boas oportunidades, sim. Mas não é trivial acertar a aquisição de um bom imóvel. Boas práticas envolvem boa pesquisa de mercado e, sempre que possível, tentar a compra à vista, com desconto.

#Dica: Atualmente existem várias alternativas de cursos que podem ajudá-lo a aprender o básico para tomar melhores decisões com seu patrimônio. Por isso, mesmo que tenha poucas reservas, não deixe para aprender depois. (Sugestão)

TERCEIRO ERRO – PENSAR QUE O FUTURO ESTÁ GARANTIDO

Muita gente pensa que se formar médico significa se tornar rico e financeiramente estável. Pensando assim, muitos médicos acabam não fazendo um planejamento de longo prazo. Se tornam escravos de plantões indefinidamente.

Além disso, com a formação de médicos aumentando nos últimos anos [ler 500 mil médicos e agora?], está aumentando a competição pelos melhores postos de trabalho, onde as condições de trabalho são melhores e as remunerações maiores [quanto paga um plantão]. 

#Dica: Tenha um planejamento financeiro de longo prazo. Não se acomode com as boas remunerações dos plantões e invista na sua formação após a formatura, cursando residência e especializações. Isso irá contribuir para que possa aproveitar as melhores oportunidades, seja atuando em sua própria clínica ou prestando serviços para os melhores hospitais.

Com uma boa educação financeira, todos esses erros podem ser evitados com facilidade. Cultive sempre hábitos financeiros saudáveis e procure empresas sérias e especializadas para te apoiar.

Você se forma agora e precisa de ajuda com a burocracia e abertura de PJ para começar a dar seus plantões? A Alume está aqui justamente para simplificar as finanças para área médica. Receba uma consultoria gratuita do nosso time.

botão de ajuda whatsapp