Meditação: 3 benefícios e 3 dicas para quem quer praticar
Você já deve ter ouvido, mais de uma vez, que meditar faz bem à saúde e ajuda a reduzir o stress. Mas começar a praticar meditação é um pouco difícil e exige bastante força de vontade.
Por isso, listamos os principais benefícios da prática meditativa e dicas para que você, estudante de medicina, consiga se beneficiar deste hábito simples – e que pode mudar sua vida.
Benefícios da Meditação
- Alivia sintomas da ansiedade, depressão e até dores crônicas: segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins (EUA), meditar 30 minutos todos os dias ajuda a aliviar sintomas e a regular melhor o organismo para situações de stress.
- Facilita a realização de atividades com multi-tarefas: está comprovado que quem meditou conseguiu realizar as mesmas atividades com maior leveza e tranquilidade.
- Desenvolve atenção: pesquisadores chineses comprovaram que meditar todos os dias ajuda a desenvolver atenção – mais do que necessária na rotina dos estudantes de medicinas e futuros médicos.
Dicas para quem quer começar
- Vá aos poucos. Não adianta querer começar meditando uma hora se o seu corpo ainda não está acostumado. Comece com 5 minutos, e devagar, vá aumentando.
- Existem vários aplicativos de meditação que ajudam quem quer começar a meditar – experimente os diferentes formatos e escolha um para seguir em frente.
- Escolha um horário e coloque na agenda. Normalmente, é mais fácil no início do dia, antes das atividades começarem. Mas, se a rotina estiver muito puxada, encaixe em um momento que você possa parar e se concentrar.
Agora, se o motivo da sua ansiedade é a falta de solução financeira para pagar a faculdade, conte com a gente e simule aqui.
Referências: