Logo Alume
EntrarSimule

Médico pode ser MEI?

Na hora de abrir sua empresa, é muito comum a dúvida se médico pode ser MEI. Mas, antes disso, o que é MEI?

O que é MEI

MEI ou Microempreendedor Individual é um tipo de pessoa jurídica, destinada a profissionais com recebimento anual de até R$81 mil – equivalente a R$ 6.750 por mês. Foi criado em 2009, com intuito de formalizar o trabalho de diversos profissionais autônomos e pequenos empreendedores.

Vantagens de ser MEI

O grande benefício do MEI é sair da informalidade, de maneira simples e prática. Isso garante à pessoa manter seus impostos em dia com a Receita Federal, ter acesso aos benefícios da Previdência Social (INSS) e a linhas de crédito especiais, por exemplo.

Mas afinal, médico pode ser MEI?

Para ser MEI, além do limite de recebimentos anuais, há regras quanto à atividade exercida pela pessoa jurídica. Ou seja, não é qualquer profissional que pode atuar como MEI.

Profissionais cuja atividade exige registro em conselho profissional, como o CRM (Conselho Regional de Medicina), não podem ser MEI. Portanto, médicos, dentistas, advogados, entre outros profissionais liberais, não podem ser MEI.

Tipos de empresas que médico pode ter

Mas se o médico não pode ser MEI, que tipo de empresa ele pode ter? A grande maioria dos médicos que atuam na pessoa jurídica constituem Sociedades Limitadas (LTDA). Essas sociedades podem ser formadas por apenas um sócio, no caso da sociedade limitada unipessoal, ou diversos sócios. As Sociedades Limitadas, podem ser de todos os portes, desde microempresa (ME) a grande empresa, dependendo de quanto recebe anualmente pelos serviços prestados.

O que muda para o médico PJ?

O médico tem duas grandes vantagens de atuar como PJ. A primeira delas é a maior quantidade e variedade de oportunidades de trabalho. Atualmente, a maioria dos hospitais e UPAs só contrata por PJ.

A segunda vantagem são os menores impostos pagos pelo médico PJ. Um médico plantonista atuando sem PJ, acaba pagando 27.5% do que recebe em impostos. Já o médico PJ, paga impostos que variam entre 6% e 15% dos recebimentos. É uma economia que faz muita diferença.

Está interessado em abrir uma PJ médica ou está procurando um escritório contábil especializado em médicos para dar suporte? Conte conosco. Desde 2020 a Alume trabalha ajudando médicos a lidar com a burocracia necessária para manter suas PJs médicas organizadas financeiramente e pagando o mínimo de impostos possível. Fale com nosso time.

botão de ajuda whatsapp