Financiamento estudantil com imóvel em garantia

Tempo estimado de leitura: 7 min

Resumo

  • Para estudantes a partir do 3º semestre
  • Até 80% de redução no valor das mensalidades
  • Não é necessário convênio com a instituição de ensino
  • Recursos liberados em sua conta corrente
  • Dívidas com a faculdade podem ser incluídas
  • Taxa de juros a partir de 0,80% ao mês + IPCA
  • Até 15 anos para pagar após formado

 

Saiba como você pode usar um imóvel para investir nos seus estudos, obtendo condições melhores e mais conforto para pagar após a formatura.  

Essa é a nossa alternativa para você que começará o financiamento no início ou meio da faculdade. Com taxas mais baixas e possibilidade de um prazo maior para pagar, o Alume Graduação oferece as condições ideais para que sua família tenha um alívio financeiro, sem criar uma bola de neve.

Geral

Para quem
Estudantes que pretendam iniciar o financiamento a partir do 3° semestre da faculdade. Também é possível que um familiar ou responsável financeiro façam a solicitação. Não é necessário que haja convênio da Alume com a escola. Saiba mais.

Percentual financiado
Até 80% do valor das mensalidades. Ou seja, será necessário pagar pelo menos 20% do valor das mensalidades até a formatura. Caso haja dívidas com a faculdade, podem ser incluídas. O percentual financiado depende de:

  • valor da mensalidade;
  • semestre em que se pretende iniciar o financiamento;
  • imóvel utilizado como garantia;

Nosso simulador já leva esses aspectos em consideração ao fazer os cálculos.

Condições
Taxa de juros a partir de 0,80% ao mês + IPCA e até 15 anos para pagar após a formatura.

Sobre o imóvel utilizado como garantia

Tipos de imóvel
Podem ser utilizados como garantia casas, apartamentos ou salas comerciais. O imóvel deve estar averbado. Saiba o que é averbação.

Regiões atendidas
O imóvel deve estar localizado em cidades com mais de 50 mil habitantes na região Sul, Sudeste ou Centro Oeste.

IMPORTANTE: Não é necessário que sua faculdade esteja localizada em uma dessas cidades, basta que o imóvel utilizado como garantia esteja.

O imóvel precisa estar em nome do estudante?
Não, o imóvel pode estar em nome de outra pessoa. O proprietário não precisa ter vínculo de parentesco com o estudante. Basta que concorde em utilizar o imóvel como garantia do financiamento. Necessariamente, o proprietário será incluído no contrato.

Posso utilizar mais de um imóvel como garantia?
Sim, é possível utilizar até 2 imóveis para o seu financiamento.

Qual o valor mínimo do imóvel?
O valor mínimo do imóvel depende da sua solicitação. Quanto maior a estimativa do saldo do seu financiamento ao se formar, maior precisa ser o valor do imóvel.

Como é feita a avaliação do imóvel?
Para fazer a solicitação em nosso site, basta uma estimativa do valor de mercado. Caso a análise de crédito seja aprovada, será realizado um laudo técnico do imóvel. Essa avaliação é feita por uma empresa terceirizada, a Galache Engenharia, de acordo com normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em resumo, essa etapa tem como objetivo avaliar as instalações do imóvel, seus riscos ambientais e estimar o seu valor de mercado. Essa avaliação é a última etapa do processo de análise e tem um custo de R$ 400,00.

Como é o contrato?
A garantia do imóvel é feita por meio de um contrato de alienação fiduciária, registrado em cartório. O imóvel permanece alienado até que o financiamento seja totalmente quitado.

Sobre a avaliação de renda

No Alume Graduação, o imóvel funciona como um seguro do financiamento. Esse seguro é o último recurso a ser acionado em caso de inadimplência. Para garantir que as parcelas propostas estejam adequadas à sua realidade financeira, é realizada a análise de renda.

Você pode incluir até 4 responsáveis financeiros para somar a renda mínima necessária para o seu financiamento. Eles também serão incluídos no contrato. A renda do proprietário do imóvel pode ou não ser contabilizada.

Idade dos responsáveis financeiros
A idade de um responsável financeiro somada ao prazo total do seu financiamento não pode ultrapassar 80 anos.

Exemplo: se faltam 2 anos para você se formar e você optou pelo pagamento em 10 anos após a formatura, o prazo total seria de 2 + 10 = 12 anos. Dessa maneira, a idade máxima do responsável financeiro seria de 80 – 12 = 68 anos.

Etapas da solicitação

São 3 etapas

  1. Pedido e simulação: após a solicitação no site, basta aguardar o contato da nossa equipe;
  2. Pré-análise: 24 a 48 horas para checarmos se podemos prosseguir. Já possibilita uma resposta preliminar sobre a viabilidade do seu financiamento; 
  3. Análise de crédito: alguns dias para analisarmos tudo direitinho. A última etapa é a avaliação do imóvel;

Liberação dos recursos e renovações

No Alume Graduação, os recursos são liberados em conta corrente de um dos responsáveis financeiros. O pagamento à faculdade fica sob sua responsabilidade.

Não é necessário renovar. Nos semestres subsequentes, basta solicitar o valor necessário para quitação do semestre. Vale lembrar que, para isso, é imprescindível que as parcelas estejam em dia.

Tempo de liberação do financiamento

Em geral, em torno de 45 dias após iniciada a solicitação. Portanto, sugerimos que, quando possível, você inicie sua solicitação pelo menos 60 dias antes da data do vencimento da mensalidade. Assim, teremos tranquilidade de que seu pagamento será feito a tempo.

Documentos necessários

Para iniciar sua solicitação não será necessário nenhum documento.  Na pré-análise, precisaremos apenas do documento de identidade das pessoas que estiverem no contrato. 

Para a análise de crédito, os documentos solicitados podem variar. Nesse momento, você contará com todo suporte de seu assessor para te auxiliar. Mas, via de regra, os documentos necessários são:

Pessoais

  • Certidão de estado civil – certidão de casamento para casados ou de nascimento para solteiros;
  • Comprovante de endereço;

Comprovação de renda

  • Declaração do imposto de renda com recibo de envio;
  • Holerites dos últimos 3 meses – para assalariados;
  • Extratos bancários dos últimos 6 meses – para autônomos e profissionais liberais;
  • Contra-cheques dos últimos 3 meses – para aposentados;

Imóvel

  • Matrícula do imóvel;
  • IPTU;

Uma dica importante: a melhor maneira de agilizar sua análise de crédito é enviar os documentos rapidamente e de maneira organizada.

Vantagens e desvantagens desse tipo de financiamento

O Alume Graduação tem duas grandes vantagens: 

  1. Taxa de juros mais baixa
  2. Possibilidade de utilizar um prazo maior para pagar

Além disso, caso sua família queira vender o imóvel, é uma maneira de ter um alívio financeiro até encontrar uma boa oferta de compra e, assim, evitar uma venda por um preço mais baixo que o desejado.

A desvantagem é que para iniciar esse tipo de financiamento, existem custos com cartório e avaliação do imóvel. Porém, esses custos são pequenos tendo em vista a economia proporcionada pela menor taxa de juros e maior prazo para pagar.

 

A melhor maneira de entender como ficaria o seu financiamento é fazendo uma simulação.

 

Saiba mais:

Relato de uma estudante

Faça parte da Alume

Cadastre-se