Como funcionam os juros na Alume?

Quando se pensa em financiamento estudantil a primeira coisa que vem à cabeça são os juros. Quais são as taxas de juros cobradas? São altas ou baixas? Por que são cobradas? Nesse post vamos explicar como funcionam os juros na Alume e desmistificar algumas dúvidas frequentes.

 

O que são os juros e porque são cobrados?

Os juros funcionam como uma espécie de “aluguel” do dinheiro. É uma compensação paga para ter o direito de reconhecer-lo até o dia da devolução a quem o emprestou. A pessoa que empresta, por outro lado, recebe os juros como compensação por não usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de inadimplência, ou seja, de não receber o seu dinheiro de volta.

Quanto maior a confiança de que o recurso emprestado será devolvido, menor a taxa de juros cobrada. Basicamente, há 2 coisas que podem fazer com que o valor devolvido seja menor do que o valor emprestado:

– Inadimplência
– Inflação no país (desvalorização do dinheiro)

Portanto, quanto menor a taxa de inadimplência, menor será a taxa de juros de um financiamento.

 

Quais as taxas de juros praticadas no financiamento estudantil Alume?

Na Alume, nos preocupamos muito em oferecer as taxas mais baixas possíveis para nossos clientes. Como a graduação em medicina é um curso de valor elevado e com longa duração, isso é fundamental para que o financiamento seja sustentável, ou seja, caiba no bolso de sua família durante o curso e quando médico formado.

Por isso, no Alume Graduação, a nossa modalidade de financiamento estudantil com imóvel em garantia, trabalhamos com taxas a partir de 0,80% ao mês, no Alume Internato, oferecido para estudantes a partir do 5º ano, taxas de taxas de juros a partir de 1,39% ao mês. Nos esforçamos para oferecer como menores taxas do mercado em cada modalidade!

 

Por que temos taxas mais baixas que grandes bancos?

Nossas taxas são mais baixas por 4 principais motivos:

1) Temos uma operação enxuta, com poucos colaboradores e boa tecnologia. Um exemplo disso é o fato de não termos agências físicas. Nós gastamos muito menos para o nosso funcionamento do que os grandes bancos e, assim, conseguimos reduzir os juros cobrados. (Leia mais sobre em: A Alume é um Banco? )

2) Viabilizamos o financiamento com imóvel em garantia. Isso muda o jogo, porque o financiamento fica muito mais seguro para nossos financiadores e parceiros, o risco de inadimplência e, consequentemente, os juros.

3) Fazemos apenas financiamentos sustentáveis. Preferimos não financiar o estudante ao ignorar de viabilizar em condições ruínas que tornem o financiamento uma bola de neve. Se não for bom para você, não é bom para a gente.

4) Somos especialistas em medicina, acreditamos e conhecemos bem o potencial de renda dos jovens médicos. Assim, nossas taxas são menores pois confiamos que o pagamento vai ser realizado. Cada estudante que é bom pagador contribui para que a Alume cresça e viabilize financiamentos melhores para os próximos! Contamos com vocês !!

 

E se eu pagar meu financiamento antecipadamente, como ficam os juros?

Caso você decida pagar seu financiamento antes do prazo, você não deve pagar os juros pelo tempo que proporcionou de utilizar. Recomendamos fortemente que antecipe suas parcelas sempre que tiver recursos disponíveis, assim você economiza em juros. Isso pode fazer uma grande diferença no longo prazo.

 

COMO FUNCIONA O PAGAMENTO DO FINANCIAMENTO ALUME?

SIMULE JÁ!

Faça parte da Alume

Cadastre-se