Logo Alume

A Alume é um Banco?

Ilustração banco/fintech

Frequentemente nos perguntam: “a Alume é um banco?”. Esse post veio para responder essa e outras dúvidas sobre nossa estrutura.

Não, a Alume não é um banco.

A Alume não é um banco, é uma empresa de tecnologia e serviços financeiros, uma fintech. Atuamos como correspondentes bancários de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central para concessão de crédito.

O que é uma fintech?

O termo fintech nasceu da combinação de duas palavras em inglês: finance (finanças) e technology (tecnologia). Resumidamente, são startups que focam na oferta de produtos e serviços financeiros de forma digital.
Pela estrutura enxuta de startup e o uso de muita tecnologia para reduzir custos e facilitar processos, as fintechs conseguem oferecer crédito de forma mais simples, rápida e, muitas vezes, com juros mais baixos do que os praticados pelos grandes bancos.
Alguns exemplos de fintechs já famosas no Brasil são o Nubank, a Geru e o Pagseguro.

O que é um Correspondente Bancário?

O Banco Central define correspondente bancário como uma “empresa contratada por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições”. Logo, para ser um correspondente bancário, a empresa precisa ser vinculada a uma instituição financeira, seguindo a resolução nº 3954/2011 do Banco Central do Brasil, e possuir profissionais certificados para o exercício da atividade.
O principal objetivo dos correspondentes é levar serviços bancários a mais pessoas e de forma facilitada. Na Alume, como correspondentes, conseguimos proporcionar um atendimento personalizado aos estudantes e suas famílias, além de facilitar o acesso ao crédito estudantil com uso da tecnologia, não dependendo de agências e papelada.
Nós da Alume somos vinculados a três instituições financeiras, são elas: A Bari Companhia Hipotecária, o Banco Bari Financiamentos e Investimentos S/A e a Money Plus SCMEPP LTDA.
Além das fintechs, outro exemplo bem conhecido de correspondente bancário é a lotérica.

Como posso verificar que essas instituições financeiras existem mesmo?

Todas as 3 instituições citadas acima são devidamente registradas no Banco Central. Você pode conferir clicando aqui, para verificar diretamente no site do Banco Central. Caso queira confirmar que de fato somos parceiros, você pode entrar em contato com cada uma delas e comprovar.

E de onde vem o dinheiro da Alume?

A Alume é suportada por um grupo de aproximadamente 30 investidores – muito deles, médicos inclusive. Todos comprometidos com nosso propósito: oferecer condições sustentáveis para que a situação financeira não seja um impeditivo para bons estudantes se desenvolverem.
Além disso, parte do dinheiro também vem das instituições financeiras das quais somos parceiros.
Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Manda um e-mail pra gente no contato@alume.com que será um prazer falar com você!

LINK: 9 MITOS E VERDADES

botão de ajuda whatsapp