7 ideias diferentes para ganhar dinheiro durante a faculdade de medicina

Existem várias oportunidades de ganhar dinheiro durante a faculdade. Há jeitos mais tradicionais, que você já deve conhecer bem, como a iniciação científica, monitorias e estágios acadêmicos. Mas hoje vamos falar sobre coisas diferentes, pra quem é criativo e quer correr atrás.

Para conseguir a maioria delas, você vai precisar sair da sua zona de conforto e se esforçar para entregar um trabalho de qualidade, mas com certeza seu esforço será recompensado.

Dica 1: Dê aulas e monitorias para vestibulandos

Lembra-se de como foi estudar para o vestibular? Você tinha facilidade em matérias difíceis como física e química? Com certeza foi importante saber se organizar e utilizar os materiais de estudos corretos para atingir seu objetivo. Por que não passar para frente esses seus segredos, ajudar outros estudantes no sonho da aprovação em medicina e, ao mesmo tempo, ganhar um dinheiro extra?

Você pode dar aulas presenciais ou por videoconferência, outra opção é gravar um curso online e cobrar por ele. Dá pra começar cobrando um preço mais baixo. Com o tempo, conforme as pessoas forem indicando seu trabalho, você começa a ganhar um volume maior de clientes e uma renda mais relevante

Dica 2: Ajude médicos em seus sites e redes sociais

Com a pandemia ficou evidente a importância de ter uma presença online. Nossa geração é acostumada com o mundo digital, enquanto muitos médicos mais velhos têm dificuldade com novas tecnologias. Você pode ajudá-los, tanto administrando seus perfis em redes sociais, como configurando e revisando o conteúdo de seus sites.

Com a pandemia ficou evidente a importância de ter uma presença online. Nossa geração é acostumada com o mundo digital, enquanto muitos médicos mais velhos têm dificuldade com novas tecnologias. Você pode ajudá-los, tanto administrando seus perfis em redes sociais, como configurando e revisando o conteúdo de seus sites.

Dica 3: Revise artigos científicos

Quem já fez pesquisa e iniciação científica sabe que escrever artigos não é uma tarefa fácil. Além de todo o conteúdo pesquisado, é preciso atentar-se às normas técnicas de formatação e apresentação.

Por isso, muitos pesquisadores e acadêmicos gostariam de contar com uma ajuda extra na revisão e formatação dos seus artigos e você pode ajudá-los com esse serviço. Converse com os professores e outros estudantes ligados às pesquisas na sua faculdade, tenho certeza de que você vai encontrar vários potenciais clientes.

O melhor jeito de começar é cobrar um valor fixo pelo número de páginas do material. Com o tempo, você vai conseguir cada vez mais oportunidades, se realizar um trabalho de qualidade e cumprir os prazos acordados.

Dica 4: Faça estágios em empresas do setor da saúde

Muitas empresas e startups do setor de saúde têm interesse em contratar estagiários de medicina. Aqui mesmo na Alume já tivemos uma estagiária estudante de medicina no início de 2021, e certamente abriremos novas vagas!

As empresas geralmente vão preferir os estudantes mais engajados, com interesse em inovação e empreendedorismo na área da saúde. O aprendizado pode ser muito valioso, especialmente se você tiver interesse em conhecer como uma empresa funciona e se conectar com empreendedores e profissionais de outras áreas.

Faça uma pesquisa sobre as empresas que te interessam, siga suas páginas no Instagram e visite seus sites para ficar sabendo das oportunidades de estágio.

Dica 5: Vendas

Muitos estudantes nos contam sobre experiências com vendas. Desde produtos na faculdade até criação de lojinhas online. O mais comum é a revenda de cosméticos ou de doces. Atualmente é bem fácil fazer uma página online ou criar um site simples para vender produtos.

As vantagens de trabalhar com vendas incluem a flexibilidade para gerenciar seu tempo, a ampliação da sua rede de contatos com outros estudantes, além do desenvolvimento de habilidades de negociação e comunicação que podem ser importantes para o futuro de sua carreira.

Dica 6: Dog Hero

Adora animais? No aplicativo Dog Hero você pode se tornar um cuidador de cães e gatos quando os donos viajam. É só estabelecer um valor da diária e o aplicativo fica com 30% do total. Além do aplicativo, você pode também divulgar no seu prédio, com seus amigos e vizinhos.

Dica 7: Venda seus resumos

Você é aquela pessoa que consegue resumir 20 páginas do Harrison em uma página? Tem os resumos que todos seus amigos ficam esperando antes das provas? Se a resposta for sim, temos uma ideia para você!

Fazer bons resumos é uma tarefa complexa e que exige estudo e dedicação. A ideia é organizar seus resumos em arquivos PDFs e vendê-los para outros estudantes.

O melhor dessa ideia é que você vai reforçar seu conhecimento enquanto faz os resumos e assim vai ficar cada vez mais preparado.

Dica Bônus: 

Você leu todas as ideias e pensou: “Poxa, agora no internato eu não tenho mais tempo para fazer nada disso”; “Já consigo um dinheiro com minhas atividades, mas ainda assim não chego na renda que preciso…” Não se preocupe, temos a solução para você: o Alume Mesada.

Alume Mesada são empréstimos mensais de R$ 500 a 1.200, que você recebe enquanto está estudando e só começa a pagar de volta dois meses após se formar, quando já estiver fazendo os primeiros plantões.

Quer saber mais? Leia o texto que explicamos como tudo funciona.

E aí, bora começar a ganhar dinheiro?

Faça parte da Alume

Cadastre-se